Friday, February 24, 2012

Força interior

Frequentemente encontro pessoas que se sentem desmotivadas para continuar lutando por seus ideais. Elas são vítimas da “síndrome do fracasso antecipado”. Veem seus projetos paralisados, permitem-se ser dominadas por uma forte sensação de fraqueza na alma e deixam a vida à mercê de uma apatia generalizada. Perderam o espírito de luta.
Seja qual for a situação que estejamos vivenciando, o que importa mesmo é saber encarar as crises e os obstáculos com serenidade e otimismo. A serenidade faz com que não percamos a lucidez. O otimismo alimenta em nós o desejo de superação, certos de que não existem problemas insolúveis, tampouco crises que sejam eternas.
Grande parte do que somos (e de como vivemos) está relacionada com as pessoas que nos cercam. Muitas pessoas deixam marcas em nossa vida. Nossas veredas têm as pegadas dos que caminham conosco. Nosso coração tem uma porta que só abre por dentro. Somente nós podemos abri-la. Só entra quem permitimos. Pessoas negativas, pessimistas, invejosas, amarguradas, se deixarmos, causarão danos profundos em nós. Bom é aproximar-se das pessoas que trazem no coração as marcas do Senhor. Quem tem Deus, vive diferente, exala alegria e semeia paz.
Para fortalecer o espírito, temos de alimentá-lo com sonhos, fé, amor próprio e influências benéficas. Estes tônicos despertam a nossa espiritualidade adormecida (ou fragilizada), alegram o nosso coração e ampliam as lentes da alma, proporcionando-nos vislumbrar novas possibilidades. Ninguém vive sem sonhar. São os sonhos que nos impulsionam para o amanhã. Sonhar é ter esperança de um novo dia; e a esperança é o combustível que alimenta o espírito com otimismo e determinação. Sonhar é, pois, projetar-se no futuro, por meio da reengenharia do presente. É permitir-se viver incomodado com a acomodação.
A fé é um tônico poderoso do espírito. Vitória e fé são inseparáveis. Somente a fé nos faz ver a montanha como um monte de areia, e não um bloco de rochas impermeáveis. Por isso, a sabedoria bíblica nos ensina: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível (Mateus 17.20).
Outro nutriente do espírito é a experiência do amor-próprio. Se aprendermos a amar e a valorizar a nossa existência, a acreditar em nossas potencialidades, a não nos deixarmos vencer pela autorrejeição, autopiedade e por outros complexos autodepreciativos, certamente teremos uma vida diferente. O amor é a essência de Deus em nós.
Por que deixar-se vencer pelo fracasso, se Deus coloca à nossa disposição tônicos tão benéficos para fortalecer o nosso espírito? Como não há saúde física sem uma alimentação saudável, também a saúde espiritual necessita de nutrientes para uma vida melhor.
(Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da 1a. Igreja Batista de João Pessoa, PB, conferencista internacional,  é Psicólogo, doutor em Ciências Sociais. Texto extraído do Jornal Correio da Paraiba, edição de Domingo, 12 de fevereiro de 2012  e divulgado entre amigos com autorização do autor). 

Labels: , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home