Wednesday, August 1, 2012

Por qual princípio medimos a nossa vida?

Creio que hoje foi um dia memorável para minha Tuca e para tantos outros adolescentes. Nesta geração fomos chamados para ser sal e luz no lugar aonde estamos. Acompanhando episódios e notícias recentes, me deparo com declarações as quais tenho orgulho de ler. Pessoas que declaram a sua fé em Deus e mantém uma postura idônea.
Voltemos algumas semanas atrás, quando o CEO de umas das rede de fast food americana mais famosas, fez uma afirmação sobre os princípios com os quais lidera a sua empresa.
Para os que não conhecem esta rede de fast food, cujo um dos slogan é "Eat mor chikin" (Coma Mais Frango) com simpáticas vaquinhas, se trata de sanduíches de frango com o usual kit de refrigerante e batatas fritas. Esta rede vende também saladas, milkshakes, sorvete de casquinha, sopas, frutas, etc e tal... o chá-mate gelado é um dos meus preferidos.
Fundada por Truett Cathy em meados de 1946, o qual iniciou o gerenciamento de sua empresa baseada em princípios bíblicos como: fechar aos domingos, não ter débitos e doar parte de seus lucros em favor da comunidade. A rede possui a tradição de serviços onde todo funcionário e cliente é tratado com honra, dignidade e respeito; independente de seu credo, raça, crença, orientação sexual, nas mais de 1.600 lojas do país. Também é conhecida por suas doações à organizações em prol da família e por apoiar o casamento tradicional. 
Mês passado, Dan Cathy, CEO da rede Chick fil-A, em entrevista a revista Baptist Press, afirmou: "Apoiamos o princípio de uma famíla nos moldes Bíblicos. Nós somos uma companhia gerenciada pela família e liderada pela família, e continuamos casados com nossas esposas. Apesar de eu e minha família crermos na definição Bíblica do casamento (entre um homem e uma mulher), nós amamos e respeitamos todos os que não concordam conosco."
Por causa desta declaração, a empresa Jim Henson's Company (criador do "Os Muppets" e do famoso sapo Caco/Kermit) anunciou o fim de sua parceria com a rede Chick fil-A na distribuição dos brinquedos para os lanches infantis (neste caso "Pajanimals"). A rede de fast food havia retirado os brinquedos de circulação dias antes, alegando um possível problema de segurança com os mesmos.
A empresa de Jim Henson re-afirmou o seu apoio a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais), e conforme direção da CEO Lisa Henson (filha de Jim Henson) doou o restante da verba angariada com a venda dos brinquedos à organizaçnao GLAAD (Aliança Gays & Lésbicas contra Difamação): "A companhia Jim Henson tem celebrado e abraçado a diversidade e a inclusão por mais de 50 anos e nós notificamos a rede Chick fil-A que não desejamos mais ser parceiros em futuras transações empresariais. Lisa Henson, nossa CEO pessoalmente aprova e suporta o casamento entre pessoas do mesmo sexo e nos direcionou a doar o pagamento recebido pela rede Chic fil-A a GLAAD."
A famosa casa de café Starbucks no início deste ano também se pronunciou à favor ao casamento de pessoas do mesmo sexo.
Chick fil-A, no entanto, prossegue à favor do casamento segundo a Palavra de Deus, ou seja, entre um homem e uma mulher.
Tais declarações das empresas Chick fil-A e Jim Henson's Company resultaram em um debate nacional com milhares de posts no Facebook; organizações a favor de uma ou outra companhia; cidadãos e políticos condenando ou não os princípios de Dan Cathy.
prefeito de Boston e um dos membros do Conselho Municipal de Chicago, entre outras cidades, se pronunciaram contra a rede de fast food. No caso do prefeito de Boston, Thomas Menino: "Se eles (Chick fil-A) precisarem de licença nesta cidade, iremos dificultar..." Mas, após considerar o que havia dito - e provavelmente ter conversado com os seus advogados - Menino entendeu que ele não tem poder para bloquear ou evitar que a rede abra lojas em Boston. Mesmo voltando atrás no que declarou, o prefeito disse que os sanduíches de frango não serão bem-vindos à cidade.
Joe Moreno de Chicago foi mais fundo ao dizer que iria trabalhar 'politicamente' afim de bloquear a abertura do fast food em sua cidade. Defendeu a sua posição dizendo: "Você tem o direito de falar o que quiser falar, mas zoneamento de comércio não é um direito." Inteirou depois que sua preocupação era com tráfego local... Até agora, Moreno não voltou atrás.
Estas duas declarações levantam problemas quanto a Liberdade de Expressão tão apregoada.  E a imprensa comenta que estes dois políticos cruzaram a linha entre o simplesmente opinar sobre um assunto e o abuso de poder no governo. As cidades de Boston ou Chicago (na pessoa de seus dirigentes) não podem recusar permissões de licença por desaprovarem declarações dos proprietários de comércio, que como qualquer outro cidadão têem o direito de expressar os seus princípios.
Favorecendo a rede de fast food, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee pediu a população que apóia o casamento segundo a definição Bíblica, para prestigiar a rede Chick fil-A no dia de hoje. O evento chamado de "Chick fil-A Appreciation Day" (Dia de Apreciação ao Chick fil-A) não foi elaborado pela rede ou seus dirigentes, contabilizou no Facebook mais de 650.000 pessoas em todo o país.  Também apoiando a conduta e mostrando o seu suporte as declarações de Dan Cathy,  Reverendo Billy Graham de 93 anos, não somente comeu um lanche do Chick fil-A em sua cidade no estado da Carolina do Norte, como também fez uma declaração por meio de sua organização BGEA dias atrás: "Cada geração irá se deparar com diferentes problemas e desafios, mas o nosso critério deverá sempre ser medido pela Palavra de Deus. Eu aprecio o suporte público da família Cathy sobre a definição de Deus sobre o casamento."
A comunidade GLBT em retaliação, anunciou uma campanha pedindo doações para organizações como a GLAAD no mesmo valor - por volta de $6.50 - do lanche da rede Chick fil-A; e organizou um evento para esta sexta-feira, 3 de Agosto, chamado: "National Same Sex Kiss Day at Chick fil-A". Nenhum destes eventos foram elaborado pela Jim Henson's Company. O 'Dia Nacional do Beijo entre Pessoas do mesmo Sexo no Chick fil-A', promove o "vá ao Chick fil-A com uma pessoa do mesmo sexo e beije-o em uma das redes de fast food."

Eu e minha família cremos na definição de casamento que Deus tem em Seu coração - entre o homem e a mulher - e apoiamos organizações que propagam este modelo de matrimônio. E hoje nós também "Eat mor chikin" !

1 Comments:

Blogger Eliane Malpighi Fernandes said...

eu e minha família tb vivemos os princípios da Palavra, e apoiamos o casamento entre homem e mulher, porém, isso não nos impede de,como Jesus,amar as vidas que fizeram outras escolhas, ainda que não concordemos com elas.
se isso por aqui "we eat more chicki" too!
bj

August 2, 2012 at 9:08 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home