Friday, May 8, 2015

Descascando Laranjas

Tendo por certo isto mesmo:
que aquele que em vós começou
a boa obra a aperfeiçoará até
ao Dia de Jesus Cristo. Filipenses 1:6

E você sabe que está ficando velho
quando começa a descascar laranjas...
Me lembro de quando eu era criança, no meio de recordações dos bons tempos, da minha mãe descascando laranjas para mim e meu irmão. Aos nossos olhos de crianças, descascar uma laranja nos parecia um maquinismo perigosíssimo ao ver a faca afiada deslizando pela casca da fruta na expectativa do sumo delicioso escorrendo de nossos lábios. Não comíamos o bagaço da laranja somente chupávamos o suco com sofreguidão.
Minha mãe sempre conseguiu descascar uma laranja sem ferí-la, ou seja, o sumo não ficava pingando em nossas mãos. Ela no contou que o meu avô oferecia laranjas aos 9 filhos no famoso 'copinho': após descascar a laranja e deixá-la com a parte branca intacta, ele fazia um furo no topo da mesma para tomar o suco da fruta. Sempre fiquei imaginando quantas laranjas eram descascadas em uma tarde para toda a família.
Eu e meu irmão gostávamos de brincar para ver quem seria o primeiro a segurar a ponta inicial da tira da casca da laranja. Muitas vezes, apenas um de nós terminava com a tira inteira nas mãos. Não era divertido para quem ficava com pequenas tiras da casca, mas mamãe nos lembrava que em breve haveria mais laranjas e que não precisávamos brigar por causa disso. A minha mente vagueou mais pouco e me lembrei dos inúmeros almoços em família, aonde uma de minhas tias descascava laranjas para todos os sobrinhos e a brincadeira da casca era sempre a mesma.
De um tempo para cá eu comecei a descascar laranjas. Não me lembro de ter feito isso antes. Após ter me casado, eu nunca descasquei uma laranja para mim ou para meu esposo, pois ele também não tinha este hábito. Nem mesmo após a minha filha ter nascido, crescido e estar há um ano de ir para a universidade, eu não me lembro de ter descascado uma laranja sequer. Em minhas lembrança, eu sempre associei o descascar laranjas como coisa de mamãe. Como a minha mãe, ou das mães que Deus colocou em meu caminho.
Assim confesso que ao descascar duas laranjas hoje pela manhã, eu senti uma certa nostalgia no ar. Não tentei descascar a laranja e ficar com a tira inteira nas mãos e me lembrei de que sempre haverá mais laranjas para eu descascar e quem sabe ficarei com a tira inteira da casca nas mãos um dia destes. Muitas vezes eu me sinto como uma laranja a ser descascada. Vivo dias aonde a tira da laranja sai inteira e intacta;  em outros dias a membrana branca da laranja é ferida e o sumo desperdiçado escorre pelas mãos; também há dias em que a laranja fica a espera de ser descascada até murchar aos poucos. E há aqueles dias aonde a fruta está com a cor certa, no ponto certo e o suco com certeza será bem doce.
Então me vem ao coração a lembrança da fidelidade de Deus  de uma maneira absoluta de que Ele cuida de mim. Mesmo quando estou em pedaços, ferida ou pela metade. Ele sempre me renova até eu me tornar inteira com Ele uma vez mais. Completude.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home