Sunday, September 2, 2018

A cara do Brasil

Olho e vejo uma singularidade nesta senhora: a cara do Brasil. Não deste Pais de hoje que rouba os sonhos e desfaz do passado, não deste Pais que despreza os seus velhos com sua sabedoria para dar vazão a jovens que ‘tudo sabem’ e pouco fazem.
Esta senhora calejada pela labuta do trabalho e pela criação de filhos remete a um tempo aonde o bom dia, o com licença e o muito obrigado estavam enraizados na educação do cidadão. Os vizinhos eram aliados e não estranhos. As crianças brincavam entre si e respeitavam o idoso. Outra época , praticamente um outro mundo.
A simplicidade desta senhora me alegra os olhos, me faz ter um respeito no coração por ela. Não a conheço mas a admiro. Admiro suas mãos enrugadas, seus olhos vividos, seus cabelos envolvidos no lenço. Uma ternura imensa se cria no meu peito. Me faz apreciar a geração que ela representa e que eh tao mal representada em nossos dias atuais. A cara do Brasil.
Sua fala eh simples mas firme, seu modo de vestir o mais lindo que eu poderia ver. Em minha mente posso vislumbrar seus netos pedindo a benção quando a veem, o respeito entremeado pela incerteza das historias de que dela se contam. Sao uma geração nova e distante da que fez possível deles estarem aqui.
Não sei qual sera a parada em que ela se despedira do meu dia. Sei apenas que o meu dia ficou mais claro e terno. Um acalento no meio das memórias que tenho de um outro Brasil. Andanças de ônibus em minha infância.  A cara do Brasil.
Mais um cuidado de Deus para comigo em um dos meu retornos a Terra natal.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home