Friday, April 29, 2011

Perdas... e a certeza da alegria

"Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio" -- Salmos 91:2
Perdas sao como estilhacos de vidro em nosso coracao. Se nao tirarmos o ultimo caquinho a dor nao vai embora e a ferida nao eh sarada. Ferida da comiseracao, do porque "eu", e a eterna pergunta que desconstroi qq um: "Porque isto aconteceu?" e que todos nos fazemos um dia ao passarmos por perdas tragicas ou nao.
Sera a idade - perto dos 39 - ou simplesmente uma maturidade que vem sozinha quando comecamos a entender que ha perguntas que nao serao respondidas nesta terra e a certeza de que Deus nao perdeu o controle de nada, jamais.
Nesta semana, apos sentir a perda em um acidente de carro do pastor David Wilkerson (escritor do famoso  livro "A Cruz e o Punhal") ele estava com 79 anos e continuava impactante em suas mensagens sobre Jesus em seu ministerio 'World Challenge'; fazer a leitura do memoir da Joni Eareckson Tada hoje com mais de 60 anos (ela ficou quadriplegica aos 18, apos um mergulho) que formou um ministerio admiravel  'Joni and friends' por causa de sua deficiencia fisica; e recentemente assistindo ao filme Soul Surfer sobre a vida da jovem Bethany Hamilton (que aos 13 anos perdeu o braco esquerdo num ataque de tubarao) que tem impactado tantas vidas em seu fiel testemunho por Jesus, e ... muito menos do que tudo isso e tambem sobre ontem quando recebi uma ligacao da escola da minha filha dizendo que o seu onibus escolar havia sofrido um acidente (ninguem sofreu um arranhao, mas trouxe lagrimas aos olhos de todos os pais ate conseguirmos falar com os nossos filhos) me trouxe a pergunta novamente - do porque e porque tragedias acontecem ?
Eu tenho as minhas proprias: ha 18 anos atras perdi meu querido irmao Douglas em tenra idade para as drogas em um mal contado encontro nunca elucidado, e meu pai em 2003 numa tentativa de assalto que nao deixou rastros mas muitas indagacoes. O passar dos anos e do tempo nao amenizou a dor da perda, somente Cristo. A montanha russa emocional que passei e por vezes ainda passo, so eh amenizada pelo amor de Deus e Seu cuidado por mim. E a alegria vem, meu pai aceitou a Jesus por volta de seus trinta anos para depois se afastar do Pai em meio a sua turbulenta vida e mente divagante, porem meses antes de sua partida com  uma grande certeza ele me disse que sabia em quem ele cria. Apos sua morte, fiquei com sua Biblia... sorri ao me deparar com as notas feitas no rodape de muitas paginas. A palavra de Deus nao volta vazia, que certeza maravilhosa! Dola reiterou susua aceitacao em Jesus comigo dias antes de sua dolorosa partida. Tive o privilegio de poder orar com ele e saber que ele vislumbrou a liberdade em Cristo e dela se lembrou no final.
Nao tenho respostas a nenhuma das perguntas que tinha anos atras, e ao viver os acontecimentos destas ultimas semanas, elas dao o ar de sua graca novamente. E mais uma vez, busco a face do meu Salvador e me aconchego em Suas maos aonde todo choro eh enxugado e toda dor eh retirada, dando-me a certeza de que nada foge ao Seu controle. O meu Deus nao estava 'desavisado' ou 'olhando para o outro lado' quando passei pelo vale da sombra da morte, antes guiou-me com Suas maos em todo o tempo.

Lembro então da conversa de ontem com  meu ex-companheiro de trabalho - na Disney dirigindo nosso trem-fumaça - Mr. Richard Newsome de 75 anos  (que se aposentou recentemente devido ao seu estado de saude e passara por uma mega cirurgia semana que vem) que declarou com voz firme e limpida de que tem certeza de que tudo ira bem, em relacao a sua cirurgia. Nenhuma duvida havia em sua voz, somente a profunda certeza de que com Cristo ele estava, e que iria ficar muito bem. 
A decisao de crer no Deus do impossivel continua firme em meu coracao, quer hajam tragedias ou noticias dela em minha vida. Como o profeta Jeremias, em meio aos caos de sua geracao, eu prossigo confiante: 'Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.' (Jeremias 29:11). 

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home