Thursday, November 10, 2011

Falta de Compaixao - 'Lula' e conterraneos

Esta semana dois fatos me deixaram triste com minha pátria mae, e me fazendo pensar como a falta de amor ao próximo eh apenas um reflexo egoista de extremo amor a si mesmo.

O Primeiro fato, noticia do jornal local trouxe a luz a apreensão e condenação de um grupo de brasileiros (aguardam possível deportação para o Brasil), que sem nenhum escrúpulo explorava os conterrâneos desfavorecidos nesta nação. Eh impensável, mas acontece mais do que gostaríamos de ver. Este grupo 'esperto' vendia vistos de permanência falsos a 'preços módicos' para brasileiros e outros imigrantes ilegais; para trabalharem na empresa do patrão generoso. E sem entrar na controversa discussão do porque permanecer ilegal aqui neste Pais, eh desumano enganar e tirar o dinheiro suado de pessoas trabalhadoras usando da fragilidade em que elas se encontram. Nao, isto nao eh ajudar imigrantes ilegais e sim exploração humana. Quem quer ajudar ao próximo nao cobra dinheiro para isso, e muito menos tenta ganhar dinheiro burlando a lei. Simples assim.

O Segundo fato (aterrador, e porque nao dizer mesquinho!) eh uma das ultimas 'campanhas' do Facebook. Esta contem a fotografia do ex-presidente brasileiro Jose Ignácio 'Lula' da Silva, com a seguinte legenda: 'Vai se tratar no SUS!', referindo-se ao tratamento que ele tera que se submeter em decorrência do câncer com que foi diagnosticado
Eh triste ver uma multidão de brasileiros - dentro do Brasil e fora dele - tripudiando com a dor alheia, na tentativa de uma desforra pelos anos governados pelo Sr. Lula. Sinto uma baita vergonha alheia.
Meu avo paterno e minha tia morreram de câncer. Pude ver, sentir a dor e sofrimento de meu pai com a perda destes queridos. Também tive amigos próximos, pais de amigos e conhecidos que morreram por causa desta doença ingrata, e tenho hoje amigas que sao sobreviventes de câncer de mama. Digo com sinceridade que nao desejo que ninguém sofra desta doença; nem mesmo figuras políticas com as quais eu nao tenho afinidade partidária.

Interessante como a população se mobiliza para fins atrozes como este. Como se a maioria dos que tripudiam e acusam o ex-presidente usassem o SUS para cuidar da saúde.  Pura demagogia. Os mesmos brasileiros que fazem piada da doença do Sr. Lula, sao os mesmos que pagam seguro medico e que jamais pisarão os pés num posto de saúde com seus filhos, para sequer tratarem de uma gripe. Usam de entrevistas passadas, de conversas entre presidentes para se divertirem com a tristeza dos outros. Sentem-se ridiculamente de 'alma lavada' por que esta figura política sofre com câncer.
Que o SUS nao eh o melhor sistema de saúde em todo o Brasil, eu ate entendo. Conheço o SUS porque minha mae, sogra e diversos parentes fazem uso deste sistema recebendo medicamentos mensais, fazendo cirurgias e consultas quando necessário. Sem duvida, poderia ser muito melhor... sempre ha espaço para melhorar, nao tenho duvida alguma disto. Mas, quem sabe dando uma volta por aqui aonde uma consulta medica gratuita so pode ser feita se estivermos na linha da pobreza, os mesmos brasileiros tripudiadores nao iriam dar 'aleluias' pelo SUS na terra de origem?!
O que mais me espanta nao eh a 'revolta' do povo - o que para mim continua sem noção alguma - mas sim a falta de compaixão com o próximo . Neste caso com uma figura publica - que foi eleita maciçamente por dois turnos pela própria nacao brasileira. E nao, nao votei no Sr. Lula, sequer tenho simpatia por seu partido político; mas a tenho por sua vida e família. Espero que ele clame a Deus por uma restauração em sua vida e saúde, e oro ao meu Pai para que o visite com amor nestes dias de luta contra o câncer.

Este dois acontecimentos nao refletem como um todo a minha pátria mae; mas deixa claro quão boa parte de meus conterrâneos ainda olha somente para o próprio umbigo.
Quando existe uma incrível falta de unidade para construir em tempos de desesperança; penso no que este tipo de brasileiro esta deixando para seus filhos como herança em sua nação!
Que a próxima geração aprenda com os erros de seus pais hoje, e que a compaixao e amor ao proximo, seja um imperativo em suas vidas. Clamemos ao Senhor Jesus por isso, e faco minha as palavras da musica de Joao Alexandre, tao bem-vindas nesta hora:

Brasil olha pra cima
Existe uma chance
De ser novamente feliz
Brasil há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus,
Justo Juiz!

Tuesday, November 8, 2011

It Will Come -- If you're convinced by God's Spirit that what you’re asking for is in accord with God's Word, His will, and His character, and you're not asking merely to satisfy your own desires (James 4:2-3), then persist. Through the answer to your prayer tarries — even for years – it will come. -- Kay Arthur