Friday, February 24, 2012

Força interior

Frequentemente encontro pessoas que se sentem desmotivadas para continuar lutando por seus ideais. Elas são vítimas da “síndrome do fracasso antecipado”. Veem seus projetos paralisados, permitem-se ser dominadas por uma forte sensação de fraqueza na alma e deixam a vida à mercê de uma apatia generalizada. Perderam o espírito de luta.
Seja qual for a situação que estejamos vivenciando, o que importa mesmo é saber encarar as crises e os obstáculos com serenidade e otimismo. A serenidade faz com que não percamos a lucidez. O otimismo alimenta em nós o desejo de superação, certos de que não existem problemas insolúveis, tampouco crises que sejam eternas.
Grande parte do que somos (e de como vivemos) está relacionada com as pessoas que nos cercam. Muitas pessoas deixam marcas em nossa vida. Nossas veredas têm as pegadas dos que caminham conosco. Nosso coração tem uma porta que só abre por dentro. Somente nós podemos abri-la. Só entra quem permitimos. Pessoas negativas, pessimistas, invejosas, amarguradas, se deixarmos, causarão danos profundos em nós. Bom é aproximar-se das pessoas que trazem no coração as marcas do Senhor. Quem tem Deus, vive diferente, exala alegria e semeia paz.
Para fortalecer o espírito, temos de alimentá-lo com sonhos, fé, amor próprio e influências benéficas. Estes tônicos despertam a nossa espiritualidade adormecida (ou fragilizada), alegram o nosso coração e ampliam as lentes da alma, proporcionando-nos vislumbrar novas possibilidades. Ninguém vive sem sonhar. São os sonhos que nos impulsionam para o amanhã. Sonhar é ter esperança de um novo dia; e a esperança é o combustível que alimenta o espírito com otimismo e determinação. Sonhar é, pois, projetar-se no futuro, por meio da reengenharia do presente. É permitir-se viver incomodado com a acomodação.
A fé é um tônico poderoso do espírito. Vitória e fé são inseparáveis. Somente a fé nos faz ver a montanha como um monte de areia, e não um bloco de rochas impermeáveis. Por isso, a sabedoria bíblica nos ensina: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível (Mateus 17.20).
Outro nutriente do espírito é a experiência do amor-próprio. Se aprendermos a amar e a valorizar a nossa existência, a acreditar em nossas potencialidades, a não nos deixarmos vencer pela autorrejeição, autopiedade e por outros complexos autodepreciativos, certamente teremos uma vida diferente. O amor é a essência de Deus em nós.
Por que deixar-se vencer pelo fracasso, se Deus coloca à nossa disposição tônicos tão benéficos para fortalecer o nosso espírito? Como não há saúde física sem uma alimentação saudável, também a saúde espiritual necessita de nutrientes para uma vida melhor.
(Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da 1a. Igreja Batista de João Pessoa, PB, conferencista internacional,  é Psicólogo, doutor em Ciências Sociais. Texto extraído do Jornal Correio da Paraiba, edição de Domingo, 12 de fevereiro de 2012  e divulgado entre amigos com autorização do autor). 

Labels: , , , , ,

Thursday, February 23, 2012

E a velha mania continua....

O texto de Fernanda Torres encontra-se em  "O Inferno de Disney" (aonde a atriz faz uma alegoria ao inferno de Dante em "A Divina Comedia") criticando sua recente visita a Orlando, FL aonde visitou varios parques da cidade.
Fernanda escreve bem. Considero uma pena que nao tenha se organizado antes de vir visitar a nossa cidade para ter umas ferias gostosas ao lado dos filhos, aproveitando as coisas boas que temos aqui em termos de turismo. Eh um grande desfavor ver este tipo de turista brasileiro continuar a ver o que ha de 'errado' em outros paises aon inves de arregacar as mangas e fazer algo pelos seu próprio Pais. Mas, registro com grande tristeza o fato dela nao usar o talento da escrita para chamar a atenção das mazelas do BR. Gostaria de ver Fernanda usar todo este rancor e desgosto em prol de seus compatriotas... mas infelizmente, isto nao da ibope. Falar mal dos 'gringos' continua sendo uma das grandes atracões de muitos brasileiros.
A resposta genial de Sergio Lima colocada abaixo, traduz o que penso a respeito do texto de Fernanda Torres.

"O texto escrito pela atriz Fernanda Torres em si não tem a menor importância no que tange a agressão aos parques, a cidade e aos EUA. Na verdade, Orlando é uma cidade deliciosa se você sabe aonde ir e não se permite ficar em Resorts da terceira idade como os aonde ficou a moça com a família. E a bem da verdade, Orlando não é a campeã de super obesos dos EUA, este título pertence a Atlanta na Georgia. 
Por outro lado, é preciso dizer que ela tem cem por cento de direito a ter sua opinião contrária a tudo e a todos. O que não se entende é a forma tosca e grosseira. Será que a genial mãe não conseguiu lhe dar um mínimo de educação no momento de se expressar? Para que a agressividade e os adjetivos sem fundamento? E por pior que possam ser os parques e tudo o que os cercam, não faz sentido alguém escrever com tanto ódio ou rancor. Por mais que você sofra ali não justifica-se tamanha crítica, passa a parecer bossal, vira o fio e cai no ridículo.
Aliás, a pergunta que faço como pai é o que teria sido pior para o filho? Estar sofrendo os aparentes tormentos da Disney e Universal tão adorados por crianças também pelo fato deles ainda não serem velhos e curtirem toda aquela loucura e nem se importarem tanto em ficarem em longas filas ou estar ao lado de uma mãe ranzinza, com pensamentos pré-concebidos e portanto já irritada com o simples fato de estar alí?
Na verdade, a moça que escreveu este texto me lembra aquele amigo que todos nós já tivemos, o que vivia batendo no peito e dizendo ser o mais macho e bravo mas que diante do menor desafio se afinava, se calava e mostrava bem o que era.
Pois eis que diante de tantos problemas de verdade, aqueles que afligem dolorosamente o povo brasileiro, ver uma mulher de nome, filha de uma quase rainha do estrelato do país ter tal ataque de irritação com parques de diversão em um outro país e um de primeiro mundo, me faz questionar quase que indignado...
Cara pessoa famosa, cadê esta sua raiva quando o assunto é a educação brasileira dada a brasileiros diferentes de seu filho? Quero ler teu texto sobre isto! E este seu rancor pra gritar contra a total falta de segurança em qualquer canto que se vá neste país? Me diga, cara atriz global, aonde está a tua vergonha na cara para criticar a falta de respeito as crianças e principalmente a mulher brasileira nas novelas da empresa aonde a senhora trabalha? Falar sobre prostituição infantil e saúde nada? Porque não se revolta contra a fome de irmãos brasileiros na sexta maior economia do mundo?
Tenho certeza que se o jornal lhe abriu espaço para escrever sobre "parques" também lhe daria para tratar de assuntos verdadeiramente dígnos de amargura e raiva, de desespero e desgosto.Esperemos então o próximo capítulo da tão enfurecida cidadã atríz.
Mas esperemos sentados pois da elíte brasileira não se extrai nada de útil há décadas.A não ser a velha desculpinha dos mamutes da velha e ineficaz esquerda, aquela que fracassa, fracassa e que no final coloca a culpa...É claro...No Mickey."
Sergio Lima