Nossa Atitude Ecológica
"O texto abaixo é de autoria de meu amigo Rawlinson Rangel, pastor em Ponta Grossa/PR. Veio junto com um e-mail mostrando realidades assustadoras da devastação do planeta; descartei os dados e mantive só a reflexão que ele fez acerca de atitude “ecológica” que, como cristãos, deveríamos ter:
***
Olá amigos,
Resolvi me expressar de modo mais claro e consistente com aquilo que creio como cristão. Dê uma lida, reflita, e, se achar importante, mude sua atitude. Ajude outros a compreenderem o que a Palavra ensina sobre nossa postura a respeito do Planeta Terra. Acredito que já passou da hora de pensarmos sobre a nossa atitude em relação ao planeta, e por isso quero dar-lhe uma perspectiva bíblica sobre o assunto. Muitos cristãos se valem da esperança da volta de Jesus, para justificarem a sua atitude de poluidores e relapsos. Eles agem ou pensam assim: “Como Jesus vai voltar e restaurar todas as coisas, então não precisamos cuidar do planeta hoje”. Veja algumas considerações:
1) A Terra não é nossa (Sl 24.1), não podemos fazer com ela o que quisermos. Tudo pertence ao Senhor. Assim como você não entra na casa de outra pessoa e sai quebrando tudo, nós não podemos destruir nem permitir a destruição daquilo que pertence ao Senhor.
2) Somos mordomos até a volta do Senhor (Gn 1.28). Ele nos disse para dominarmos, e não destruirmos. Se somos mordomos, temos que cuidar e preservar. Um dia teremos que prestar contas da administração dos recursos naturais e do cuidado com aquilo que nos foi dado.
3) Nossos filhos vão desfrutar ou sofrer as conseqüências de nossas ações hoje (Pv 13.22). A previsão de falta de água, aquecimento global, falta de alimentos, fenômenos climáticos destruidores, vai atingir em cheio a próxima geração. Nossos filhos e netos não viverão em paz com a natureza, se não tomarmos uma posição agora.
4) Amar ao próximo é um mandamento do Senhor (Mc 12.31). Se a minha atitude, somada à de outros milhões, contribui para causar destruição no planeta, enfermidades, envenenamento, morte de animais e ecosistemas, transmissão de bactérias, deformações físicas, alterações genéticas, pobreza, escravidão, extinção de espécies, etc., então eu não estou amando o próximo, e nem a mim mesmo.
5) O “ladrão” veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10). O nosso descuido com a natureza coopera diretamente com o projeto de satanás de destruição daquilo que foi criado em perfeição por Deus. O descaso com a natureza é uma aliança com satanás, que começou com o pecado e termina na morte. A morte de tudo e de todos. Fico triste ao observar a quantidade de cristãos que dizem resistir a satanás, mas fazem uma aliança com ele para a destruição de tantas formas de vida e seres humanos. Jesus veio para que tenhamos a vida abundante e plena, tanto aqui como na eternidade. Que tipo de vida teremos se não preservarmos o nosso planeta?
Sem querer ser um “ecochato”, nem um “biodesagradável”, mas apenas um cristão, é que lhe apresento minha preocupação. Obrigado por ler. Que seja um novo tempo sobre a sua vida.
Abraços a todos, Pr Rawlinson Rangel
***
PS: O pastor Rawlinson trouxe uma palavra abençoada (e abençoadora) em nossa Igreja em Janeiro de 2009. Recomendo de coração que você a ouça; é só clicar no título: “Uma Igreja Relevante Hoje”
Labels: green for GOD