Tuesday, September 28, 2010

A liberdade da alma

A alma humana também se alimenta de sonhos, emoções e sentimentos. Entre os muitos sonhos da alma, está o desejo de ser livre. Sem dúvida alguma, isto é uma das maiores necessidades do ser humano. O anseio por liberdade acompanha o homem ao longo de sua história e é força motivadora de suas ações mais significativas.
Contraditoriamente, há momentos em que as ações para a liberdade terminam em situações de escravidão. Sonhando com a liberdade, muitos vivem o pesadelo da opressão. Na verdade, o desejo de ser livre e o risco de ser escravo andam lado a lado, e o limite entre eles é tênue demais.
Muitos adolescentes, sonhando em ser livre, são tragados pelos grilhões das drogas. Jovens enamorados, buscando a liberdade no amor, tornam-se escravos da paixão. O sonho de ser livre para viver um grande amor no casamento tornou muitos homens e muitas mulheres escravos do ciúme, de mesquinharias, transformando a vida a dois em uma grande penitenciária conjugal.
Estranhamente, a religião também escraviza. Ela, que deveria ser uma força libertadora, tem oprimido muitos com dogmas, superstições e manipulação de líderes mal-intencionados, que transformam almas carentes em vítimas da exploração psicológica, espiritual e financeira. Nestas situações, a fé passa a usada para oprimir a pessoa, e não para libertá-la.
Toda a escravidão é danosa à alma. Entre tantas formas de escravidão, três delas merecem destaque: a escravidão dos sentimentos, a escravidão moral e a espiritual. Todas elas atuam como um vírus fatal, destruindo a nossa existência. Quantas pessoas estão presas a sentimentos mesquinhos; são almas algemadas. Ressentimentos, mágoas, amargura, ódio e rancor escravizam a pessoa por dentro, roubando-lhe a dignidade e a alegria de viver.
Outra escravidão terrível é a moral. Ela é produto de um conjunto de fatores e iniquidades, que pouco a pouco mina toda a nossa base ética, tornando-nos pessoas sem compromisso com a vida, com o próximo e com Deus. A escravidão moral subtrai do homem seus valores e seus princípios vitais.
Por fim, temos ainda a escravidão espiritual. É a escravidão por conta do pecado, que subtrai do ser humano toda a sensibilidade para com Deus, transformando o homem num ser aprisionado pela sua arrogância, inquieto, insensível, cruel, vítima de si mesmo.
Tentar ser livre excluindo Deus da sua vida é alçar vôo nas asas da liberdade, e cair nas garras de alguma forma de escravidão. Quando alguém resolve abandonar o Senhor, vira escravo de sua própria vaidade e ilusão. Contudo, Jesus Cristo afirmou: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (João 8.36).
Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, PB, conferencista internacional,  é Psicólogo, doutor em Ciências Sociais. Texto extraído do Jornal Correio da Paraiba, edição de Domingo, 26 de Setembro de 2010 e divulgado entre amigos com autorização do autor.

Meus Bons Amigos, onde estão?

Não gosto de telefonar. Não gosto de enviar mensagens pelo celular (apesar de ultimamente ter que usar este meio pois a necessidade bateu a porta para que eu tenha notícias dos que moram muito longe de mim). Não tenho problemas em aceitar os amigos que não batem cartão me pedindo uma lista de como foi o meu dia-a-dia. E não sinto necessidade tampouco de ficar sabendo o que ocorre na vida de cada um deles diariamente. Sei também que não atendo as expectativas da maioria das pessoas que insistem em ver problemas na maneira de eu interagir com os outros. E aos queridos amigos que continuam em minha vida ao longo dos anos, sem se pertubarem com a minha ausência, sou extremamente agradecida. Como a Phoebe, eu continuo sorridente.
"Se tem uma coisa que eu não sei fazer nessa vida é cultivar minhas amizades. Para eu conquistar novos amigos basta um piscar de olhos e puft! Ser uma pessoa expansiva e sorridente faz com que você atraia a simpatia até da tia da prima do filho do porteiro, o que, convenhamos, é uma boa qualidade. Mas a partir do momento em que você é como eu, que simplesmente não sabe cultivar suas amizades, isso acaba se tornando uma baita dor-de-cabeça, pois nem todo mundo entende que o fato de você não telefonar toda semana não quer dizer que você não goste da pessoa. Eu tenho amigas que me telefonam sempre para perguntar como eu estou. Uma amiga do trabalho costuma telefonar à noite para saber se melhorei daquela dorzinha chata ou se já estou menos chateada com algum problema corriqueiro que aconteceu durante o dia. E eu realmente invejo essa capacidade dela de demonstrar atenção sempre, de  cuidar da amizade como se cuida de uma plantinha. Eu não sou assim. Eu não telefono para os meus amigos - aliás, devo ser uma das poucas mulheres da face da Terra que não gostam de falar ao telefone. Eu não envio e-mails semanais nem deixo recadinhos do tipo “Bom final de semana!!!!!!!!!” nos scrapbooks do Orkut. Sou capaz de ficar meses sem dar sinal de vida, embora ame meus amigos até o último fio de cabelo. O que complica a minha vida é que eles dificilmente saberão o quanto eu gosto deles, por pensarem ser descaso a minhaausência. Mas aqui e ali, nos meus ímpetos de saudade arrebatadora, quando os procuro e deixo registradas minhas demonstrações de carinho, eles poderão saber o quanto são importantes para mim e o quanto eu os amo. Como disse certa vez uma das minhas melhores amigas, minha única madrinha de casamento, “O bom da nossa amizade é que não há cobranças. Podemos passar meses ou anos sem nos falar, mas sempre que nos encontramos, é como se não tivesse transcorrido um único dia sequer”. Mas hoje acordei como o Frejat. “Meus bons amigos, onde estão? Notícias de todos quero saber”!
Meus Bons Amigos, onde estão? foi escrito por Phoebe, em 10 de setembro de 2008 para o blog 'Monalisa de Pijamas'.

Labels: , , , ,

Monday, September 27, 2010

Where Change Really Begins

Few nights ago we were watching one of the historical Crusade of Reverend Billy Graham. I'm happy to see again this amazing man and how God continues to uses him to preach His word in a way that sometimes we don't understand ! That's our God: full of surprises with the same and real  truth: JESUS ! 

Labels:

Sunday, September 26, 2010

YOU

I'm not a perfect person 

There's many things I wish I didn't do
But I continue learning
I never meant to do those things to you
And so I have to say before I go

That I just want you to know
I've found a reason for me
To change who I used to be
A reason to start over new
And the reason is you
I'm sorry that I hurt you
It's something I must live with every day
And all the pain I put you through
I wish that I could take it all away
And be the one who catches all your tears
That's why I need you to hear:
 And the reason is you
And the reason is you
And the reason is you

"The Reason" - Hoobastank

Labels: , , , , , ,